CASO OLIVEIRA

CAD espera contra-proposta de Oliveira

Ala dificilmente seguirá no CAD em 2011
O carioca Bruno de Oliveira Palma, um dos destaques da equipe do Clube Atlético Deportivo nas temporadas de 2009 e 2010 deverá ficar de fora do time guarapuavano em 2011. Ainda existe uma pequena possibilidade de que o atleta e o CAD entrem em um acordo, pois a equipe espera uma contra-proposta de Bruno, mas, segundo informações da diretoria, a princípio o jogador não deverá continuar.
O ala ganhou importância no equema de Baiano na temporada de 2010, sendo muito utilizado no decorrer do campeonato, mas foi no segundo jogo da final, contra o Cascavel, que Oliveira teve sua melhor partida com a camisa do CAD, marcando 4 gols em uma virada de 5x4 sobre a equipe do Oeste e renovando as esperanças de título para o CAD.
Outras situações
- Outro atleta que difícilmente renovará é o pivô Édson, já que a equipe já confirmou quatro nomes para a posição na equipe de 2011, por isso é muito provável que Édson não esteja nos planos da equipe.
- Fernandinho (ala) já está descartado: O jogador deverá mesmo voltar para a Itália, onde atuou de 2007 a 2009.
- Segundo informações da imprensa, os fixos Tarcísio e Chupeta vivem uma situação parecida com a de Oliveira e dificilmente ficam para 2011.
- Não há informação oficial sobre a situação dos goleiros Roni e Ethiene, mas especulou-se dias atrás, que Roni poderia ser emprestado para a equipe de Pitanga, que disputa a Chave Prata do Paranaense de Futsal.
- Caso não hajam mais renovações de contratos, é provável que o clube contrate, pelo menos, mais três jogadores para 2011.
Time de 2011
Assim, temos confirmados até o momento, os seguintes nomes para a equipe de 2011:
Goleiros: Brigadeiro e Wellington
Fixo: Paulo Henrique
Alas: Neto, Biro, Carrapicho, Ricardinho, Dionizio (ex-Limoeiro-CE, ACBF e Seleção Brasileira), Gauchinho e Bisquí
Pivôs: Daniel Japonês, Mauricinho (ex-Umuarama e Beltrão Futsal), Alex He-Man (ex-Cascavel e Guarapuava) e Polenta
Técnico: Baiano

Atlântico Erechim apresenta oficialmente Paulinho Sananduva


Rodrigo Finardi

Sananduva está de volta ao Atlântico de Erechim

Na tarde do dia 24 de dezembro, sexta-feira, a direção de futsal do Atlântico (RS) apresentou oficialmente o técnico Paulinho Sananduva, o elenco para 2011, patrocinadores, comissão técnica e as competições que serão disputadas na próxima temporada. Os trabalhos terão início no dia 18 de janeiro – terça-feira. 


O evento foi realizado na sede social da Covena. O diretor Cladir João Dariva falou sobre o trabalho que o técnico Paulinho Sananduva realizou em Erechim, da sua seriedade, da sua competitividade e do que se espera para o ano que vem. Já o diretor Mario Lorenço Tormen apresentou os jogadores que renovaram e os patrocinadores.


Sananduva lembrou que sua passagem por Erechim foi há sete anos e que durante esse período fez muitos amigos. Ele ainda afirmou que o Atlântico é uma equipe de tradição, já que é uma das equipes mais antigas da Liga Futsal (principal competição do salonismo nacional) e que espera ter um ano de sucesso. 

O novo comandante do Galo de Erechim ressaltou também que a direção gaúcha trabalha ainda para a vinda de novos reforços para deixar o time competitivo nas várias competições que disputará no próximo ano. 

Segue a lista do atual elenco para 2011:
- Igor, Jaisson e Baranha (goleiros);
- Gelson, Bagatini e Grilo (fixos);
- Esquerda, Emerson, Lucas, Zico, Galize e Bruno (alas);
- Tininho, Bipe e Mancha (pivôs).
Técnico: Paulinho Sananduva.

TCHÊ/SÃO LUIZ/DONA ROSA É tricampeã do Gauchão Segunda Divisão 2010...



13/12/2010

Com todos os ingredientes de uma decisão de campeonato, América e AGSL fizeram uma partida bastante movimentada, ontem à noite, no ginásio poliesportivo de Tapera, na final da Segunda Divisão Gaúcha de Futsal 2010. Emoção, dramaticidade, nervosismo, confusão e muitas reclamações embalaram o confronto deste último sábado, que terminou com vitória são-luizense pelo placar de 2 x 1.

Cerca de três mil taperenses coloriram as arquibancadas de vermelho e branco, fazendo uma bonita festa. A pressão era grande, mas a torcida missioneira, embora em número reduzido, também deu show, apoiando o time durante os 40 minutos, além de ostentar as tradicionais faixas e até mesmo uma bandeira do município.
Dentro das quatro linhas, a equipe comandada por Jéferson Beccon demonstrou superioridade desde o início. Bem postada na marcação, não oferecia espaços para o América, que sentia o peso da decisão diante de seus torcedores. O gol da AGSL era uma questão de tempo e faltando 15 minutos e 51 segundos para o término da etapa inicial ele aconteceu. Diógenes, pela esquerda, limpou a marcação, cruzou para a área e depois de um bate-rebate, Kiko Gardin, contra, desviou para o fundo das redes do arqueiro Ban.
Logo em seguida, o mesmo Kiko bateu forte no canto direito, exigindo boa defesa de Carlos André. Na seqüência, a representação de São Luiz Gonzaga teve mais duas excelentes oportunidades para ampliar, primeiro com Diógenes, que se livrou de Ban e concluiu, mas novamente Kiko Gardin entrou em ação, dessa vez afastando o perigo. Na segunda, após receber passe de Diógenes, Fabinho, sem goleiro, mandou para fora.
Três minutos depois da inauguração do placar, com um pouco de sorte, o América chegou ao empate. Após cruzamento da direita, Fábio acertou um belo arremate de meia bicicleta, a bola desviou em Caturra e acabou enganando Carlos André. Mais um gol contra. A torcida americana, que mesmo em desvantagem no marcador não havia desanimado, inflamou mais uma vez.
Após a igualdade, a AGSL continuou superior, levando perigo, na maioria das vezes com Diógenes. Em esporádicos contra-ataques o América chegava, mas sempre falhava nas finalizações. Dessa forma, o primeiro tempo terminou mesmo em 1 x 1.
A etapa complementar foi mais agitada ainda. Jones, para a AGSL e Kiko, para os donos da casa, tiveram boas chances, mas desperdiçaram. O América ainda assustou com Marcelinho, que acertou a trave, ao perceber Carlos André fora da área. Na metade do segundo tempo, nitidamente nervosos, os taperenses passaram a utilizar Paredes, habilidoso com os pés, como goleiro-linha. Porém a eficiente marcação são-luizense anulou essa alternativa, que acabou por não apresentar resultados.
O empate que estava se desenhando levava a partida para a prorrogação. A decisão ganhava ares de dramaticidade, quando faltando 3 minutos e 42 segundos para o final, o arqueiro Carlos André, do meio da quadra, acertou um potente chute, sem chances de defesa para Paredes, fazendo 2 x 1. O ginásio emudeceu, ouvia-se apenas a pequena torcida visitante comemorar.
Depois do gol, a partida ficou parada por cerca de 10 minutos, devido a uma grande confusão. Tudo começou pelos dirigentes do Guarany de Espumoso, que estavam presentes. Desde o primeiro tempo eles provocavam e hostilizavam os membros da comissão técnica da AGSL, e no decorrer da partida, alguns torcedores americanos passaram a fazer o mesmo.
O treinador Jéferson Beccon exigiu providências, irritando seu colega Javali, que o acusou de fazer cera. Ambos discutiram e foram expulsos pela arbitragem, mas antes mesmo de sair, Beccon foi agredido por um torcedor. Alegando falta de segurança, ele se recusou a deixar a quadra, precisando a Brigada Militar chamar reforço para fazer sua escolta.
A paralisação acabou por esfriar de vez o já apático América, que não encontrou forças para reagir. Nem mesmo a entrada de Marcelinho como goleiro-linha foi suficiente para reverter a situação. A AGSL soube administrar muito bem a vantagem nos poucos minutos restantes, para comemorar junto com sua pequena, mas animada torcida, o inédito tricampeonato.
Durante a premiação, Carlos André, Fabinho e Jéferson Beccon receberam os troféus de melhor goleiro, fixo e treinador, respectivamente. Na chegada à cidade, por volta das 5 horas, uma carreata e buzinaço aguardavam os campeões na Praça da Matriz. 
O Guia São Luiz parabeniza atletas, comissão técnica e dirigentes da Associação Grande São Luiz de Clubes pela conquista!


Fonte: guiasaoluiz.net

Ciagym Futsal começa a montagem da equipe para 2011.


Visando a disputa do Paranaense Chave Ouro, Jogos Abertos do Paraná e Jogos Abertos Brasileiros, a diretoria do Ciagym iniciou as renovações e contratações de atletas para a próxima temporada.


Depois de manter a comissão técnica, a diretoria do Ciagym anunciou a renovação dos goleiros Cristhian e João Paulo, o fixo Alessandro, os alas Lambari, Soró e Victor (sub/20) e o pivô Tiago.

Também foi anunciada a contratação do ala Coala que em 2010 atuou pela   São Lucas/Paranavaí e o goleiro Aranha que defendeu a equipe de São João do Ivaí pela Série Prata. Aranha também foi o responsável pela preparação de goleiros do Ciagym/PAM/Futsal em 2010, função que também estará sob seu comando em 2011.

Mercado da Bola: confira as novidades nas principais equipes do Paraná


Marcel (ex-Anápolis) é a novidade do Marechal
Os times paranaense seguem se reforçando para a temporada de 2011. Confira como está a movimentação das principais equipes:

Guarapuava
Depois dos anúncios de renovação de maior parte da equipe campeã paranaense antes do Natal, o Clube Atlético Deportivo, retoma as negociações nesta segunda feira. O ala Oliveira é um dos alvos do clube, que deseja manter o atleta para 2011. A posição de fixo também deverá ter atenção especial daqui para a frente, já que apenas um jogador foi anunciado para a posição.
São 13 jogadores confirmados e mais o técnico Baiano, que segue no comando da equipe: Os goleiros Brigadeiro e Wellington, o fixo Paulo Henrique, os alas Biro, Carrapicho, Neto, Ricardinho e Dionízio (ex-Carlos Barbosa e Seleção Brasileira) e os pivôs Daniel Japonês, Polenta e Alex He-Man (da equipe de Guarapuava de 2009). Completam a lista, os alas juvenis Gauchinho e Bisquí.

Marechal
A equipe de Marechal Cândido Rondon anunciou seu último reforço neste domingo (26). Segundo a diretoria do clube, novas contratações deverão ser feitas a partir de janeiro de 2011.
O último nome confirmado foi o do ala canhoto Marcel, que estava no Anápolis Futsal, equipe que jogou a Liga Futsal em 2010 e também teve passagens pelo Joinville e pelo futsal espanhol.
Assim, o Marechal já anunciou 13 atletas que estarão sob o comando de Marquinhos Xavier: os goleiros Léo Oliveira, Bernardo e Cris (ex-Carlos Barbosa); os fixos Lucas (ex-Malwee), Renan e Rafael; os alas Dyego, Gadeia, Diogo Zuffo (ex-Malwee) e Marcel (ex-Anápolis); e os pivôs Vini (ex-Florianópolis), Diego (ex-Londrinense) e Marquinhos.

Cascavel
Diferente da afirmação do próprio treinador Ney Victor, durante a temporada de 2010, o técnico do Cascavel Futsal deverá permanecer no comando da equipe para a disputa da Liga Futsal e do Paranaense de Futsal (Victor afirmou que se dedicaria integralmente à equipe de futebol de campo da cidade, aos conselheiros do clube). Além de Ney Victor, Martin Lara (presidente) e Paulo Português (supervisor) deverão seguir no clube.
Apesar de não haver uma cobertura mais profunda da impresna cascavelense sobre a renovação e contratação de atletas, a maioria dos jogadores deverão renovar com a equipe cascavelense. apenas Davi (ex-Guarapuava), já foi negociado com o futsal italiano e está fora dos planos para 2011.

Umuarama
Assim, como em Cascavel, a imprensa de Umuarama parece muito empolgada e não traz muitas novidades sobre o time de 2011. A única informação confirmada é a da saída do técnico Jarico. Assume a equipe Fernando Malafaia que dirigiu no Anápolis-GO na Liga Futsal de 2010 e o São Miguel Futsal no Paranaense de 2010, sem passar da primeira fase.
No mais, o clube tenta renovar com seus patrocinadores para garantir uma equipe competitiva em 2011.

Com base mantida, CAD quer brigar pelo Bi

De 13 jogadores anunciados, 11 foram campeões estaduais em 2010
Depois de conquistar a Chave Ouro de Futsal de 2010, o maior campeonato do salonismo no Estado do Paraná,  o torcedor guarapuavano não tinha certeza se seria possível manter a maioria dos jogadores do time campeão estadual, principalmente depois do anúncio de que a equipe não disputará a Liga Futsal em 2010, uma competição que seduz muitos jogadores e que poderia fazer um "desmanche" da equipe.
Porém, o que se viu no final deste ano foi o contrário: Depois de confirmado o técnico Baiano para a sua terceira temporada dirigindo o CAD, onze jogadores da equipe de 2010 já foram confirmados: o goleiro Brigadeiro, o fixo Paulo Henrique, os alas Biro, Carrapicho, Ricardinho e Neto, o pivô Japonês e os juvenis Polenta (pivô), Wellington (goleiro), Gauchinho (ala) e Bisquí (ala).
Além disso, duas contratações deixaram o torcedor de Guarapuava ainda mais confiante: o ídolo da equipe de 2009, Alex He-Man (pivô) está de volta ao clube e o ala Dionízio, ex-Seleção Brasileira e Carlos Barbosa-RS, completa a lista dos jogadores confirmados até o momento.
Já está descartado para a próxima temporada o ala Fernandinho, autor do gol do título do paranaense, que deverá retornar ao futsal italiano. Outro nome não oficializado e que dificilmente continuará na equipe do CAD é o do pivô Édson, pois já foram anunciados três nomes para esta posição. Entretanto, a diretoria ainda não se pronunciou sobre a situação do atleta.
Outras possibilidades de renovação
Outro jogador que está negociando sua renovação é o ala Oliveira. Segundo a diretoria do CAD, na segunda feira as negociações serão retomadas com o atleta.
A posição de fixo também deverá ter outro(s) nome(s) anunciado(s), já que, até agora, apenas Paulo Henrique foi confirmado. Em 2010, Chupeta e Tarcísio ocuparam a posição, mas ainda não há informações oficiais sobre suas permanências em 2011.
Outra especulação é sobre a saída do goleiro Roni, que em 2010 foi reserva de Brigadeiro. Segundo comentários (não confirmados pelo CAD), o arqueiro poderia defender a equipe de Pitanga na Chave Prata de 2011.
A equipe guarapuavana terminou a temporada com dezoito atletas, incluindo quatro jogadores juvenis. Como foram anunciados, até agora, treze jogadores (incluindos os juvenis), é provável que na próxima semana surjam mais novidades sobre a montagem do elenco de 2011, que disputará a Liga Sul, a Taça Brasil e terá como maior objetivo, o bi-campeonato do Paranaense da Chave Ouro.
Autor: NANAFUTSAL

Mercado da bola: últimas informações das equipes do Paraná


O pivô Renan Bastos (foto) é a novidade do Marreco Futsal
Confira as últimas informações sobre as contratações das equipes para o Paranaense de Futsal 2011.

Guarapuava
Acreditando na velha máxima: "em time que está ganhando não se mexe" é que a torcida de Guarapuava aguarda o anúncio de mais renovações de jogadores campeões do Paranaense de 2010. Até agora já foram renovados os contratos do técnico Baiano, do goleiro Brigadeiro, do artilheiro Daniel Japonês e dos jogadores Paulo Henrique, Neto, Polenta, Gauchinho, Bisqui e do goleiro Wellington, os 4 últimos jogadores juvenis, que seguirão com a equipe principal.
A expectativa é de que ainda hoje (23) sejam anunciados outros nomes de renovações ou, até mesmo, de novas contratações, pois o objetivo do clube é fechar o ano com aproximadamente 90% da equipe já definida para 2011.

Marreco Futsal
Anunciada a contratação do pivô Renan Bastos (26 anos) ex-Anápolis (GO), onde foi campeão goiano e vice da 1ª divisão da Taça Brasil. Também jogou a Liga Futsal em 2010 e, antes estava no futsal português (Benfica e Belenenses). Renan também defendeu o Umuarama e o Minas.
O Marreco já tinha anunciado Deílton (ex-Garça e que já atuou em Francisco Beltrão) e Maurício (ex-Atlântico-RS). Da equipe de 2010 renovaram Serrão, Ronaldo, Emerson, Serginho, Canhoto, Erickson e o goleiro Felipe. Nelsinho Bavier segue no comando da equipe.

Paraná Clube
A novidade é o ala Michel (23 anos), que estava no futsal italiano, e já tinha passado pelas categorias de base do Paraná e nos times principais de Cascavel e Campo Mourão.
O ala Rudi, ex-Fortaleza e Somov-CE, também foi anunciado há alguns dias. Renovaram os jogadores Gérson, Martin, Marcelinho, Villa, Daniel, Felipe, Bruno e o goleiro Gabriel. Júnior segue no como técnico para 2011.

Quedas do Iguaçu
O vice-campeão da Chave Prata contratou o técnico Fabiano Poffo (34 anos) para a disputa da Chave Ouro em 2011. O treinador já dirigiu as equipes do Blumenal-SC, Brusque-SC, São Bento do Sul-SC e Três Coroas-RS e foi auxiliar técnico de Paulinho Cardoso (bicampeão da Chave Ouro pelo Umuarama) no Joinville-SC.
Segundo a diretoria, alguns atletas da equipe de 2010 são de confiança do clube, mas a palavra final será do novo técnico na montagem do elenco.

Ciagym Maringá
O técnico Adolpho Amorim dirigirá mais uma vez a equipe de Maringá. Também foram renovados os contratos dos goleiros Christian e João Paulo, do fixo Alessandro, dos alas Lambari, Soró e Victor e do pivô Tiago.
As novidades são as contratações de Coala (ex-São Lucas de Paranavaí) e do goleiro Aranha (ex-São João do Ivaí).

Joinville é bicampeão catarinense




Após vencer os dois turnos do estadual, mas perder o primeiro jogo da grande final, a Krona conseguiu reverter o placar e se tornou bicampeã do Campeonato Catarinense. Com a vitória por 2 a 0 no tempo normal, o time joinvilense conquistava o título com um empate, mas levou também a prorrogação vencendo pelo mesmo placar.
O Concórdia dominou quase todo o primeiro tempo de jogo. Apostando nos contra-ataques, a equipe do oeste do Estado teve diversas chances de abrir o placar, mas não soube aproveitar. A Krona criou pouco, mas quando chegou fez o dever de casa. Aos 10 minutos, após cobrança de lateral ensaiada, Café balançou as redes com um forte chute, fazendo a alegria da torcida tricolor. Mesmo jogando mal, o time joinvilense foi para o intervalo com a vantagem no placar, principalmente pela grande atuação do goleiro Franklin que fez defesas incríveis na primeira etapa.
No segundo tempo, a Krona assumiu o favoritismo e atuou melhor do que o adversário. O Concórdia cometia muitas faltas e não conseguia repetir a boa atuação da primeira etapa. O segundo gol do Joinville saiu naturalmente. Aos 11 minutos, em cobrança de falta, Café chutou forte para o gol e ampliou a vantagem tricolor. Coube ao time da Krona controlar o placar e vencer a partida no tempo normal por 2 a 0.
Na prorrogação, o time joinvilense jogava pelo empate para ser campeão. No final do primeiro tempo, Guina deu um grande passe para Serginho que chutou para o gol e abriu o placar para a Krona. Na segunda etapa, o Concórdia foi para cima em busca de gols, já que apenas a vitória interessava ao time do oeste. Porém, o Joinville conseguiu mais um gol com Murilo no final do jogo e selou o bicampeonato.
O estadual foi a única competição conquistada pela Krona neste ano. O time não foi bem na Liga Nacional e caiu diante do Corinthians na semifinal da Taça Brasil, competição que vai disputar novamente em 2011 em razão do título estadual deste ano. Já o Concórdia, embalado pela campanha no Campeonato Catarinense, deve confirmar sua presença no campeonato nacional do próximo ano aumentando assim, o número de catarinenses na maior competição do futsal brasileiro.

nossajoinville.com.br

ACBF É OCTACAMPEÃ GAÚCHA DE FUTSAL

NOTÍCIAS



Clique para ampliar...
ACBF É OCTA CAMPEÃ GAÚCHA DE FUTSAL
A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) conquistou na noite desta quarta-feira, 22 de dezembro o seu oitavo título do Campeonato Gaúcho de Futsal. Atuando em casa, o time laranja venceu a Assoeva, Venâncio Aires – RS, pelo placar de 6x0, no tempo regulamentar, e em 2x0 na prorrogação, fechando o ano de 2010 igualando o recorde de conquistas da competição com o Internacional, Porto Alegre – RS.

Diante de um grande público no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa, a laranja mecânica saiu na frente logo aos 2min do primeiro tempo com Leandrinho. Sinoê ampliou, aos 18min, e, em seguida, Rodrigo e, novamente, Sinoê, fecharam o marcador na etapa inical.

Após o intervalo, Daniel e Pablo também deixaram os seus tentos anotados no placar do tempo regulamentar levando a partida para a prorrogação. Como a equipe visitante havia vencido o primeiro confronto da final, restou à ACBF confirmar o título gaúcho no tempo extra. Placar do tempo normal: ACBF 6x0 Assoeva.

Thiaguinho, da ACBF, fez o primeiro na prorrogação, e Carlinhos, no minuto final, levou a bola ao gol adversário, dando o título estadual e o recorde de conquistas do Campeonato Gaúcho para a ACBF. Placar da prorrogação: ACBF 2x0 Assoeva.
Com o resultado a ACBF se iguala ao Internacional como o maior vencedor do Gauchão de Futsal, com oito conquistas. O pivô Sinoê também foi premiado como o artilheiro da competição, com 52 gols marcados.

Ao longo de 34 anos em atividade permantente, a Associação Carlos Barbosa de Futsal se sagra como maior equipe vencedora do Gauchão de Futsal (oito títulos), maior equipe vencedora da Liga Nacional (quatro conquista) e único clube brasileiro de futsal vencedor do Mundial de Clubes da FIFA, no ano de 2004.

Fabio Prina
Assessor de Imprensa - ACBF

Torcedores elegem "time ideal" do CAD GUARAPUAVA


clique na imagem para ampliar
O CliqueEsporte promoveu, nesta semana, uma série de enquetes para determinar quais eram os jogadores preferidos da torcida guarapuavana para formar uma espécie de seleção do CAD nos últimos anos na disputa da Chave Ouro.
O interessante é que, dos seis nomes escolhidos, cinco fizeram parte da equipe campeã paranaense de 2010. Ou seja, o time deste ano está mais do que aprovado pelos torcedores. Vejamos como ficaram as porcentargem das votações:
Técnico: A maior aceitação da torcida foi para o técnico Eduardo Pacheco Coelho, o Baiano, que teve 93% de todos os votos. Joel de Locco ficou em segundo, bem atrás com apenas 4%.
Goleiro: Brigadeiro provou que o jogador mais amado pela torcida guarapuavana. O arqueiro teve 91% dos votos da categoria. Nikinha,que jogou em 2007, ficou em segundo 4%, e com apenas 1 voto a mais que Roni, reserva de Brigadeiro em 2010.
Pivô: Outro atleta que teve muitos votos na enquete foi a artilheiro do Paranaense, Daniel Japonês, com 87% dos votos na categoria. Alex He-Man, da equipe de 2009, ficou em segundo com 4% e apenas com 1 voto à mais que Kumano, que fez parte das equipes de 2006 e 2007.
Fixo: A única escolha de jogador que não foi campeão paranaense em 2010, foi a do fixo. Rômulo, que jogou em 2009, depois foi para a Espanha e agora joga na Rússia teve 47% dos votos. Já Paulo Henrique, que veio do futebol português no meio da temporada, só precisou do segundo semestre para ficar na segunda posição com 29%. O Guerreiro Róbson, que jogou em 2009 e acabou falecendo em 2010, também foi lembrado e ficou em 3º com 10% dos votos.
Alas: A posição mais concorrida na enquete, o que se pode explicar pelo número de opções de voto foi a de ala. Em 1º ficou o bicampeão paranaense, Carrapicho, com 46%. Em segundo o pentacampeão paranaense, Ricardinho, com 18%. Oliveira (9%), Biro (6%) e Neto (5%), também receberam boa quantidade de votos.
Seleção: Assim, a seleção do time dos sonhos do CAD ficou com Brigadeiro, Rômulo, Carrapicho, Ricardinho e Japonês, com Baiano como técnico.

ACBF sofre derrota e decide título Gaúcho em casa

NOTÍCIAS

 
A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) saiu em desvantagem no primeiro confronto da grande Final do Campeonato Gaúcho 2010. Atuando fora de casa, o time laranja sofreu derrota para a Assoeva, Venâncio Aires – RS, pelo placar de 3x2, na noite desta segunda-feira, 20 de dezembro. As duas equipes voltam a se enfrentar na decisão do título estadual nesta quarta, dia 22, às 20h30min, em Carlos Barbosa.

Numa grande partida de futsal, onde os detalhes fizeram a diferença, o clube de Venâncio Aires arrancou com a vantagem logo no primeiro tempo. Os donos da casa deixaram de abrir o placar aos 15min, quando o goleiro da ACBF, Lavoisier, defendeu uma cobrança de penalidade marcada pela arbitragem. Porém Xoxo, da Assoeva, inaugurou o marcador, quando faltavam 2min para o final da primeira etapa.

Após o intervalo, a ACBF voltou melhor e Rodrigo tratou de empatar a partida logo aos 3min, com um belo gol após o contra-ataque da equipe laranja. Em seguida, Guga pôs os donos da casa na frente mais uma vez. 

Flávio, da ACBF, marcou um golaço, com um chute no ângulo, deixando tudo igual outra vez, aos 8min. Mas Ceko decretou a vitória da equipe adversária em cobrança de falta que desviou na defesa laranja. Apesar de atuar fora de casa, a ACBF pressionou continuamente até o apito final, buscando o empate na decisão. Placar final: Assoeva 3x2 ACBF.

Nesta quarta, dia 22, a ACBF recebe a Assoeva no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa, às 20h30min. Para chegar ao seu oitavo título gaúcho, o time laranja precisa vencer a partida no tempo normal e empatar na prorrogação, já que leva vantagem por ter a melhor campanha da competição.

A TV COM, de Porto Alegre – RS, transmite a partida ao vivo para todo Rio Grande do Sul. O jogo também será transmitido pela internet, no site www.clicrbs.com.br. As rádios Estação FM e Rádio Garibaldi realizam a tradicional cobertura da partida.

Os ingressos para o confronto terão o valor de R$ 5,00 e já estão à venda em Carlos Barbosa no Posto do Guerra. Para o torcedor visitante, o valor da entrada será de R$ 8,00. Sócio-Ouro ACBF e menores de 15 anos não pagam entrada.

Campeonato Gaúcho de Futsal – Final
ACBF x Assoeva
Data: 22/12/2010
Horário: 20:30
Local: Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra – Carlos Barbosa
Ingresso: R$ 5,00 (torcida local) e R$ 8,00 (torcida visitante) – Sócio-Ouro ACBF e menores de 15 anos não pagam entrada. Venda antecipada: Posto do Guerra, em Carlos Barbosa.
Transmissão: TV COM, Rádio Garibaldi e Estação FM

Foz Futsal terá o veterano craque Anderson em 2011

Depois de um 2010 desastroso, indo muito mal na Chave Ouro e com uma atuação razoável na Liga Futsal, o Foz Futsal tentará formar uma equipe com "pratas da casa", com alguns jogadores mais experientes, incluindo campeões estaduais para reestruturar sua equipe em 2011.
O primeiro nome confirmado é o do ala Anderson Andrade, grande ídolo da equipe do Foz. Com passagem no time tricampeão estadual em 1996, 1997 e 2001, o atleta finalmente retorna ao Foz depois de jogar na rival Adeafi, também de Foz do Iguaçu, nas últimas temporadas.
No início de 2010 o atleta, que completa 34 anos em 2011, protagonizou uma "novela" envolvendo o Foz e a Adeafi que lutavam para ter Anderson em seus elencos: Em janeiro o Foz anunciou o atleta, mas em fevereiro Anderson se decidiu pela Adeafi.
Durante a temporada o Foz não teve um ano tão bom, tendo que conciliar Chave Ouro e Liga Futsal, enquanto a Adeafi ficou muito fragilizada ao perder patrocínios para a equipe do Foz (Prefeitura e Itaipu). Além disso, Anderson Andrade teve muitas contusões e pouco atuou pela Adeafi, diferente das temporadas anteriores.
A pergunta que fica é se a Adeafi tentará reverter o jogo e lutará para ter Anderson Andrade de volta. Ou ainda, se a Adefi conseguirá patrocínios para jogar o Paranaense, já que a experiência de 2010 demonstrou a dificuldade de manter duas equipes na mesma cidade, dividindo investimentos e patrocínios no Paranaense de Futsal.

Foz não sabe se joga a Ouro ou a Prata
Outra dúvida é se a equipe do Foz, que já perdeu sua vaga na Liga Futsal para o Suzano-SP, entrará no Paranaense da Série Ouro ou da Série Prata, pois em 2010, o clube utilizou a vaga (razão social) do Francisco Beltrão e jogou a Chave Prata com sua própria vaga. A esperança era de que a equipe subisse para a Ouro (coisa que não aconteceu) para que a equipe garantisse seu lugar na elite. 
O acordo com o Beltrão Futsal era, à princípio, de dois anos, mas não se sabe se a diretoria do Beltrão Futsal tem interesse em manter este acordo, agora que a equipe de Foz está fora da Liga Futsal. Se isso não acontecer, o Foz terá que se contentar em jogar mesmo a Chave Prata em 2011.
Assim, o discurso já não é tão ousado como o de 2010. Uma marca disso é a própria contratação de Anderson. Segundo o jogador, a equipe não arcará com os custos salariais, que serão pagos por patrocinadores do próprio atleta, podendo investir recursos em outros nomes e formar uma equipe competitiva.

Paraná Clube renova com Bruno


O ala será o camisa 7 em 2011
Gabriel, Gérson, Martin, Marcelinho, Villa, Daniel, Felipe e, agora, o ala Bruno que renovou contrato no começo desta semana, defenderão mais uma vez o Paraná Clube em 2010.
O técnico Júniro também está confirmado e, assim, o Paraná Clube, que fez sua melhor campanha em uma Chave Ouro de Futsal chegando ao 4º lugar, mantem sua base e, agora, procurar novos reforços para montar a equipe de 2011 com o objetivo de lutar pelo título.
O primeiro nome de um jogador vencedor que chega à Sede Kennedy é o do ala Rudi que já foi campeão da Chave Ouro com o São Miguel e o Umuarama. O tricilor acredita na mescla de juventude e experiência para ir ainda mais longe no estadual.
Mais informações em futsal.paranaclube.com.br .

Confirmado: Japonês fica em Guarapuava!



O artilheiro se tornou o xodó da torcida guarapuavana
Dois gritos ecoavam no ginásio Joaquim Prestes no dia 15 de dezembro, quando a equipe do Clube Atlético Deportivo conquistou o Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro: O grito de "é campeão" e o grito de "fica, Japonês!"
Daniel Mendes (o Japonês) teve um ano fantástico em Guarapuava, sendo o artilheiro isolado do Paranaense com 32 gols marcados (aproximadamente 30% dos gols da equipe) e com o título de campeão do Estado, que foi uma conquista inédita para a cidade de Guarapuava.
A torcida logo se acostumou com estilo de jogo do craque, que arrisca vários chutes ao gol adversário e, assim, consegue  criar verdadeiras "pinturas" em forma de golaços memoráveis que fizeram a diferença no decorrer da Chave Ouro de 2010.
Entretanto pairava as dúvidas: Japonês ficaria em Guarapuava? Com um ano tão bom, seria possível segurá-lo mesmo com o assédio de equipes como o poderoso Carlos Barbosa-RS e outros times da Liga Futsal? A resposta foi dada nesta segunda feira (22) pela diretoria do CAD, que confirmou a renovação do atleta, que ficará em Guarapuava na temporada de 2011.
Na página do clube no Orkut, o presidente do CAD, José Válter Liberato, postou a seguinte declaração de Japonês, após sua renovação: "Estou muito feliz aqui, a diretoria, comissão técnica me deram todo o apoio e confiança para desenvolver meu trabalho. Joguei em vários times, passei por várias cidades e ganhei títulos, mas Guarapuava é diferente e nenhum time do mundo tem um torcida desta. Com certeza os gritos da torcida me pedindo para ficar tem uma parcela grande na minha decisão", revelou o artilheiro.
Ainda na semana passada, o técnico Baiano também foi confirmado e, nesta segunda feira, a parceria entre a diretoria do CAD e o grupo gestor que administra a equipe de Guarapuava há algumas temporadas foi renovada. Assim, a torcida guarapuavana pode ficar tranqüila ao saber que peças importantes da equipe, assim como Japonês, deverão ser preservadas para que a equipe lute pelo bicampeonato em 2011.
Segundo a diretoria do clube, nesta terça feira (21) o CAD fará contatos com atletas, visando outras renovações e novas contratações. Segundo presidente, José Válter Liberato, a expectativa é de que até o final do ano, cerca de 90% da equipe esteja confirmada.

Ficha técnica de Japonês
Nome: Daniel Mendes
Posição: Pivô
Nascimento: 17-03-1979
Naturalidade: Lages-SC
Altura: 1,77m
Títulos:
2010 - Campeão e artilheiro do Paranaense
2008 - RCG Garça - Paulista do Interior
2007 - RCG Garça - Paulista do Interior
2007 - RCG Garça - Liga Sudeste
2005 - Copa Madri (Espanha)
2004 - Copa Sul
2000 - Jogos Abertos
1999 - Copa SC