Montar uma equipe vencedora

Essa é a vontade de todos! 
As expectativas nesta época do ano estão sempre em alta. Mas é preciso ter muita calma e consciência para não frustrar-se ou causar demasiada euforia aos torcedores e em especial à imprensa.
Precisamos entender que não existem conceitos de uma fórmula mágica para criar uma equipe vencedora, se existisse todos teriam e então tudo também perderia importância.
O que podemos fazer para que possamos garantir certa qualidade em nossas equipes e nos cercarmos de alguns cuidados, tais como:

•Optar por atletas com perfil competitivo;
•Atletas que demonstrem compromisso com a equipe;
•Atletas que tenham equilíbrio emocional;
•E é claro, os que possuam talento individual.

Esse é o sonho de todo técnico, mas nem sempre essas características estão presentes em atletas que não pertençam ao Mercado “A” aqueles já consagrados e que custam muito.
Embora seja possível encontrá-los e por um bom valor de mercado ainda. Mas é necessário “Qualidade de Observação”. Esta é a grande qualidade de um técnico, possuir a capacidade de analisar, observar e identificar estas características. Muitas vezes buscar atletas consagrados e com grande experiência pode ser um grande problema se quem administrar o projeto não possuir habilidades de relacionamento e administração de problemas.
Por outro lado a experiência pode agregar a equipe certa tranquilidade nos momentos decisivos. O mais importante é saber em que mercado irá atuar e qual o principal objetivo de sua equipe.
Gastar muito para concorrer num mercado interno (Competição Regional) é no mínimo jogar dinheiro fora, hoje todas as equipes precisam buscar um mercado nacional, esse é o grande ponto de visibilidade ao esporte, mas nem todos possuem investimento para tanto, então caminhar passo a passo para a evolução.
A formação de uma equipe dependerá, em grande parte do investimento que ela possuirá, mas é importante saber que isso não é garantia de nada.
A equação infalível para o bom desenvolvimento de uma equipe ainda é (TRABALHO X COMPROMISSO).Manter a competitividade dentro do grupo para garantir a cada dia à renovação desse compromisso, estabelecer metas possíveis de serem alcançadas, talento e motivação para buscar os objetivos coletivos, discernimento para resolver conflitos, critérios justos mesmo que sejam duros, boa fonte de informações e a confiança do seu grupo de trabalho. Essas são algumas ações que podem garantir o sucesso de uma equipe vencedora.
Grande parte deles estão sob responsabilidade dos Técnicos, cabe a eles a incumbência de administrar e ser o gestor do projeto vencedor.
Ao longo da semana vou postando novos artigos relacionados ao assunto, com objetivo de auxiliar aqueles que vivem a dura missão de ser Técnico.

Nenhum comentário: