FUTSAL PARANAENSE

Confira as informações das equipes da Chave Ouro 2011

Equipes se movimentam em busca da taça de campeão
Com o arbitral do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, marcado para o dia 12 de fevereiro na cidade de Marechal Cândido Rondon, as 16 equipes com direito à vaga acertam seus últimos detalhes para entrar na disputa do título paranaense de 2011.
Confira as informações das 16 equipes e como elas estão se preparando para a principal competição do salonismo no Estado do Paraná:

Guarapuava
A equipe guarapuavana foi uma das primeiras a definir seu elenco para 2011. Depois de confirmar a permanência do técnico Baiano, que vai para sua terceira temporada à frente da equipe, o clube renovou com onze jogadores do time campeão da Chave Ouro de 2010: Os goleiros Brigadeiro e Wellington, o fixo Paulo Henrique, os alas Biro, Carrapicho, Neto, Ricardinho, Gauchinho e Bisquí e os pivôs Polenta e Daniel Japonês, artilheiro do paranaense de 2010.
As novidades são o fixo Henrique (ex-Foz), os alas Dionízio (ex-S.Miguel) e Gil (ex-Anápolis) e os pivôs Mauricinho (ex-Umuarama) e Alex He-Man  (ex-Cascavel), que retorna à equipe em que atuou na temporada de 2009.
A apresentação da equipe está prevista para o dia 7 de fevereiro no ginásio Joaquim Prestes em Guarapuava. O calendário do clube prevê a participação na Chave Ouro, na Liga Sul e na Taça Brasil de Clubes.

Cascavel Futsal
O vice-campeão estadual manteve seus principais patrocinadores bem como o trio que dirigiu a equipe em 2010: Martin Lara (presidente), Paulo Português (supervisor) e Ney Victor (técnico). A princípio, o treinador queria manter todos os jogadores que terminaram a Chave Ouro, mas algumas peças acabaram fora dos planos, como Davi, que se transferiu para o futsal italiano e Aladinho, que está se transferindo para o futsal do Kuwait. Ainda não foram anunciados jogadores para suprir as ausências destes jogadores, apenas a informação de que a base de 2010 será mantida para a disputa da Chave Ouro e da Liga Futsal.

Colégio Londrinense
A equipe do Colégio Londrinense (3º colocado na Chave Ouro 2010) luta nos bastidores para chegar à principal competição do salonismo nacional: a Liga Futsal. A chance surgiu depois do final da parceria entre a Associação Desportiva Jaraguá-SC e a Malwee. A ADJ (detentora da fanquia) decidiu ficar de fora da Liga em 2011 para reestruturação da equipe e deixou sua vaga em aberto. Porém a equipe Londrinense teria que pagar um “aluguel” correspondente a 30% do valor à ADJ (114 mil reais). A Faculdade Unifil e a FEL (Fundação de Esportes de Londrina) já se prontificaram a “bancar” a equipe londrinense para a disputa da Liga, mas seria necessário mais um patrocinador para que o clube possa cobrir todos os seus custos.
Enquanto isso, jogadores importantes de 2010 como os alas Zico e Point já deixaram o clube, que só saberá se vai poder disputar a Liga Futsal depois do dia 31 de janeiro, quando haverá uma reunião da CBFS com os clubes. Se o clube não conseguir a participação, restará apenas a Chave Ouro como competição em 2011.

Paraná Clube
Depois de ter sua melhor participação na Chave Ouro, obtendo o 4º lugar, o Paraná Clube se manter entre as principais equipes de futsal do Estado. Além do técnico Júnior, renovaram o goleiro Gabriel, os fixos Gérson e Martin, os alas Marcelinho, Bruno e Villa e os pivôs Daniel e Fillipe. As novidades são o ala/pivô Betinho (ex-Marechal), o ala esquerdo Michel (ex-futsal italiano) e o ala Rudi (ex-São Miguel e Umuarama) e ainda deverão ser anunciados, ainda esta semana, mais dois reforços (um fixo/ala e um pivô/ala) para a equipe que se apresenta no dia 31 de janeiro na Sede Kennedy, em Curitiba.

Marechal C. Rondon
A equipe de Marechal, vice campeã da Liga Futsal de 2010, será a primeira a se reapresentar. Nesta terça-feira (25) o time inicia suas atividades visando participação na Superliga Futsal que começa no dia 23 de fevereiro em Betim-MG. A equipe do Oeste do Estado também participará da Chave Ouro e da Liga Futsal.
Marquinhos Xavier segue no comando do time que renovou com sete jogadores de 2010: Os goleiros Léo Oliveira e Bernardo, o alas Dyego, Gadeia e Rafael, o fixo Renan e o pivô Marquinhos. Foram contratados os alas Diogo (ex- Malwee), Marcel (ex-Anápolis) e Jédson (ex-Fisiomedia Manacor-Esp), o goleiro Cris (ex-Carlos Barbosa), o fixo Lucas (ex-Malwee) e os pivôs Vitor Jesus (ex-Umuarama) e Vini (ex-Florianópolis).
No dia 12 de fevereiro a cidade receberá o arbitral da Chave Ouro de Futsal, que deverá definir as 16 equipes participantes, o regulamento e a tabela da principal competição do salonismo no Estado.

Umuarama Futsal
Depois de indefinições e de boatos sobre o fim da equipe, o Umuarama promete uma grande equipe para 2011. O técnico Fernando Malafaia, que dirigiu o São Miguel no Paranaense de 2010 e depois o Anápolis-GO na Liga Futsal é o novo comandante. Ânderson Gaparetto (Gaspar) é novo treinador de goleiros. Ele já iniciou os trabalhos com o goleiro Gian e Juninho, o restante dos jogadores da nova equipe deverá se reapresentar no dia 31.
A apresentação oficial, porém, será no dia 4 de fevereiro e o clube mantêm o mistério sobre o novo time. Segundo informações, além dos goleiros Gian e Juninho, os alas Jaiminho, Jardel, João Gabriel e Augusto e o fixo Boni, permanecerão. O fixo Marlon (ex-futsal italiano), que vestiu a camisa do Umuarama em 2005, é outro nome confirmado. Além dele o fixoVinícius (ex-Anápolis-GO) e Renatinho deverão ser oficializados pela equipe do Noroeste do Estado.

Marreco Futsal
O Marreco foi um dos primeiros clubes a fechar suas contratações para o início da Chave Ouro de futsal. Dos 15 jogadores anunciados, 8 são da equipe de 2010. Assim o técnico Nelsinho Bavier, que segue no clube em 2011, pretende fazer uma campanha ainda melhor do que a que conquistou o 7º lugar no estadual em seu primeiro ano na elite do salonismo paranaense.
Os atletas anunciados são os goleiros Barbosa, Felipe (ex-Londrina) e Felipinho; os fixos Serrão, Ronaldo, Deílton (ex-Garça/SP) e Neto Caraúbas (ex-Sumov/CE); alas Emerson, Canhoto, Point (ex-Londrina), Fernandinho (ex-Guarapuava) e Serginho; os pivôs Erickson, Maurício (ex-Atlântico de Erechim/RS) e Renan Bastos (ex-Anápolis/GO).

Ciagym/ Maringá
O representante maringaense na Chave Ouro, 8º colocado em 2010, anunciou a renovação de seus patrocinadores em 2011 e também da comissão técnica comandada pelo técnico Adolpho Amorim, que comandou a equipe maringaense na conquista dos bicampeonatos nos Jogos Abertos do Paraná e nos Jogos Abertos Brasileiros.
Renovaram os goleiros Cristhian e João Paulo, o fixo Alessandro, os alas Lambari, Soró e Victor e o pivô Tiago. As novidades são o ala Coala (ex-São Lucas) e o goleiro Aranha (ex-São João do Ivaí). Aranha também será o preparador de goleiros da equipe em 2011.

Foz Futsal (Beltrão Futsal)
Indefinição sobre a participação ou não do Foz/Beltrão na Chave Ouro de 2011. Na temporada passada a equipe do Foz Futsal fez um acordo com o Beltrão Futsal para jogar o campeonato utilizando a vaga da equipe beltronense, enquanto uma equipe “B” da equipe de Foz do Iguaçu disputava a Chave Prata para que o clube obtivesse sua própria vaga na Chave Ouro.
Porém, as campanhas, tanto na Ouro quanto na Prata, não foram as que o Foz Futsal esperava e no fim do ano passado a equipe anunciou que disputaria apenas a Chave Prata em 2011 com uma equipe formada por jogadores iguaçuenses, incluindo o veterano ala Ânderson Andrade, anunciado no começo de 2011.
Por outro lado, o presidente do Beltrão Futsal, Névio Ghisi, afirma que o acordo com o Foz Futsal é de dois anos e, por isso, o time do Foz deverá jogar a Chave Ouro. O dirigente espera um comunicado oficial do time iguaçuense para definir quem representará a vaga do Beltrão em 2011.

Palotina Futsal
No Palotina o único anúncio oficial, até o momento, é o da permanência do técnico Flavinho Cavalcante que dirigiu a equipe na Liga Sul 2010 e conquistou títulos nas equipes do Corinthians (SP), Fortaleza (CE), Unisul (SC). O contrato do treinador vai até 2012.
Segundo Cavalcante, os trabalhos iniciarão na primeira quinzena de fevereiro. O treinador pretende estruturar a equipe para médio e longo prazo, fazendo uma base forte, com algumas novidades em relação a 2010. Entretanto, nenhum atleta foi oficialmente anunciado pelo clube.

Campo Mourão
Egidio Beckauzer (que dirigiu o Rio Branco de Paranaguá em 2010) será o treinador do Campo Mourão em 2011. O treinador aposta em uma mescla de jogadores remanescentes da equipe mourãoense de 2010 com jogadores de outros estados, vindos da Região Nordeste.
Da equipe de 2010 seguem os goleiros Nika e Boquinha, o fixo Biju, os alas Graffiti, Juninho e Eduardo e o pivô Paulinho. As novidades são o ala cearense Piliu, o ala paraibano Taynan, de apenas 18 anos, o ala cearense Preá e o pivô potiguar Betinho.
A diretoria busca mais um fixo para a equipe, que deverá ser anunciado nesta semana. O restante do grupo deverá ser formado por jogadores da base juvenil que jogarão os Jogos da Juventude. A data de apresentação será no dia 1º de fevereiro.

Adeafi
Se o Foz Futsal pode não participar da Chave Ouro, a Adeafi, outra equipe da cidade de Foz do Iguaçu, praticamente “jogou a toalha” e dificilmente disputará a Chave Ouro em 2011.
O anúncio foi feito pelo presidente Valdeci Rolim de Freitas. Segundo o dirigente, sozinho, o clube não tem condições de participar do campeonato. O presidente encaminharia à Federação um documento pedindo afastamento das competições em 2011 e 2012.
Segundo Valdeci Rolim, as dívidas do clube goram em torno de R$ 50.000,00 e o próprio dirigente está tendo que arcar com estas pendências: “Fui abandonado por alguns companheiros e precisei fazer um empréstimo com minha esposa para quitar parte dos débitos. O esforço pela manutenção da vaga foi feito, mas agora não depende somente de mim”, revelou.

São Miguel Futsal
Poucas informações (para não dizer nenhuma) sobre a tradicional equipe do São Miguel Futsal. Com a desclassificação prematura da última Chave Ouro de Futsal, na primeira fase, o que levou a um “desmanche” da equipe, não há notícias oficiais sobre a participação do clube tetracampeão paranaense de 98,99, 2000 e 2002 na temporada de 2011.

São Lucas
A equipe de Paranavaí promete muitas novidades para o começo desta semana, com a confirmação da equipe que jogará a Chave Ouro em 2011. Segundo o supervisor Rafael Octaviano de Souza o time já está praticamente montado, só aguardando algumas confirmações.
O que se sabe é que o ex-jogador Luciano Bomfim, que encerrou a carreira em 2010 no próprio São Lucas, dirigirá a equipe. O novo elenco deverá ser formado por 5 jogadores remanescentes da temporada passada e 7 novos jogadores, sendo que dois foram campeões em 2010 pelo Guarapuava, entretanto o supervisor não revelou quais seriam estes atletas.
O elenco se apresenta no dia 7 de fevereiro e a pré-temporada poderá ser feita na cidade de Porto Rico, a 100 km de Paranavaí.

AFC
A ACF (Associação Cascavelense de Futsal) que defendeu a cidade de Corbélia em 2010 e foi campeão da Chave Prata, promete uma equipe "regionalizada", formada pela base campeã da Chave Prata e por atletas da equipe de Cascavel que foi campeã dos Jogos da Juventude em 2010.
O técnico Cafu, que levou o time ao acesso, segue no comando da equipe, auxiliado pelo coordenador Márcio Rinaldi, que também é vice-presidente do clube. Segundo Rinaldi, a ACF jogará com “um time humilde”, com jovens valores da região, mas que o clube também buscará reforços de jogadores que já atuaram na Chave Ouro de Futsal.

Quedas do Iguaçu
Vice-campeão da Chave Prata de 2010, a equipe de Quedas do Iguaçu não quer ser só um coadjuvante na Chave Ouro de 2011. Para isso a equipe trouxe reforços de jogadores que já atuaram na Liga Futsal e em equipes do exterior. O técnico é Fabiano Poffo que já dirigiu o Blumenal-SC, o Brusque-SC, o São Bento do Sul-SC e o Três Coroas-RS e também foi auxiliar-técnico do Joinville-SC.
Os jogadores anunciados até o momento são os seguintes:
Goleiros: Ize (equipe de 2010) e Celinho (ex-Garça-SP); Fixos: Edu (ex-Marechal) e Celso (ex-Reale Cartagena-Espanha); Alas: Leite (equipe 2010) e Paraná (ex-Nápoli-Itália); Pivôs: Muel (ex-Ferroviário-CE) e Willian (ex-Garça-SP).

Nenhum comentário: