Serie Ouro de Futsal 2010: como está o mercado da bola


Ontem e hoje, o site da Rede Sul de Notícias trouxe várias informações sobre todos os clubes que devem participar do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro 2010. Confira quais equipes estão investindo para a competição e quais ameaçam nem participar do certame. O texto é do jornalista Cleyton Lutz:


Com o início do ano as equipes começam a se movimentar para formar os elencos que disputarão a Série Ouro, primeira divisão do futsal paranaense. Confira as principais novidades no mercado da bola do futsal paranaense até agora – as informações se baseiam em notícias publicadas em sites, blogs e nas comunidades das equipes no site de relacionamentos Orkut.

Marechal Cândido Rondon - O atual campeão estadual renovou contrato com oito atletas, além do técnico Marcos Xavier. Entre os que ficam destaque para o fixo Jorge Mário, o ala Gadeia e o pivô Dilvo. Reforçam a equipe este ano os goleiros Baranha (ex-Joinville/SC), Léo Oliveira (ex-Praia Grande/SP), os alas Edu (ex-Umuarama) e Beto (ex-Garça-SP). O time espera ainda por mais dois jogadores para fechar o elenco visando à disputa do paranaense e do brasileiro.

São Miguel do Iguaçu - Após surpreender conquistando o vice-campeonato no seu retorno a elite, o São Miguel do Iguaçu começa 2010 com dificuldades. Deixaram a equipe até agora importantes peças na campanha do ano passadocomo o goleiro Fabiano (Paraná Clube), os fixos Henrique, Maçarico e o ala Yuri, além do técnico Xepa – todos se transferiram para o Foz Futsal, que disputará a Série Prata e a Liga Nacional. Até agora nenhum nome foi confirmado e a valorização dos atletas com a campanha do ano passado dá sinais de que a montagem da equipe será difícil.

Umuarama - Depois de ficar de fora da decisão do paranaense pela primeira vez em três anos, o Umuarama deve ter um elenco bem modificado para este ano. Jogadores importantes como o fixo Júlio e o ala Rubinho deixaram a equipe para defender o Joinville/SC. Além deles quatro jogadores foram dispensados. Em meios a muitas especulações, a equipe confirmou dois novos jogadores até agora: o ala Douglas (ex-Concórdia) e o pivô Vitor Jesus, destaque nos títulos estaduais de 2007 e 2008 e que estava no Tubarão/SC. Seguem no time importantes nomes como o fixo Boni, o pivô Jorge Alex e o goleiro Gian.

Cascavel - Semifinalista em 2009, o Cascavel trouxe uma equipe quase inteira. Chegaram os goleiros Donny (ex Marechal), Deivid (ex-Guaraniaçu), o fixo Osnei (ex-Marreco), os alas Rafinha (ex-Marechal), Magrão (ex-Foz), Davi (ex-Guarapuava), os pivôs Alex “He-Man” (ex-Guarapuava), Hugo (ex-Umuarama) e Papu (futsal italiano). Entre os que seguem destaque para os alas Wanderson, Caça e o pivô Aladinho.

Guarapuava - Após terminar em quinto lugar ano passado, melhor campanha da equipe desde o retorno a Série Ouro em 2006, Guarapuava se apressou n montagem do elenco e tem a equipe praticamente definida para este ano. Nomes importantes como o experiente goleiro Brigadeiro e o técnico Baiano seguem na cidade. Chegam os fixos Tarcísio (ex-Cascavel), Alan Alves (ex-Ivaiporã), os alas Biro, Carrapicho (ambos ex-Marechal), Nenê (ex-Santa Fé/SP), Fernandinho (futsal italiano), os pivôs Daniel Japonês (ex-Erechim/SP) e Edson (ex-Palotina). Mais quatro jogadores da base foram promovidos e agora a equipe espera por mais um jogador para iniciar os trabalhos visando à disputa do paranaense.

Foz do Iguaçu - No Adeafi, representante de Foz do Iguaçu na Série Ouro deste ano, nenhuma grande novidade até agora. As baixas confirmadas ficam por conta do pivô Marcelinho e o ala Roger que defenderão o Foz Futsal, outra equipe da cidade. A maior especulação gira em torno da possível volta do experiente ala Anderson, ex-jogador da Seleção Brasileira. Depois da eliminação para Cascavel ano passado nas quartas de final, o jogador rodou pelo futsal estrangeiro e agora pode voltar a equipe. Em 2010, a Adeafi dividirá as atenções da cidade como Foz Futsal, que disputará a Série Prata e a Liga Nacional em parceria com o Vasco da Gama.

Maringá - Nenhuma definição oficial sobre o elenco até agora. A grande baixa é a saída do pivô Bolinha, artilheiro das duas últimas edições do paranaense, anotando 60 gols no total. O atleta de 22 anos se transferiu para o Joinville para a tristeza da torcida maringaense.


Londrina - Outro que começou o ano devagar, quase parando... Depois de terminar o estadual na oitava posição e participar da Liga Sul sem sucesso, a montagem da equipe para este ano é lenta – pelo menos não foram divulgadas informações oficiais até agora. Certo mesmo, por enquanto, são as saídas do pivô Bipe e do fixo Gerson, que defenderão o Paraná Clube.

Francisco Beltrão - O ano começou com muitas incertezas para a equipe. Especulou-se muito que o time não participaria da Série Ouro, embora já tivesse realizado a inscrição junto a Federação Paranaense de Futsal (FPF). Os dirigentes do time reclamaram muito da prefeitura municipal, que teria prometido – e não cumpriu – apoio financeiro a equipe. Prova disso é que o time terminou o estadual com apenas seis jogadores. Entre os que já deixaram a cidade até agora estão os alas Danilinho, Ronaldo, Mauricinho, Fudil e o goleiro Miojo. Não bastasse isso, este ano o time vai ter a concorrência de outra equipe da cidade: o Marreco Futsal.

Paraná Clube - A única equipe da capital na Série Ouro já fechou a contratação de quatro atletas para a disputa do estadual. Chegam o goleiro Fabiano (ex-São Miguel), o pivô Bipe, o fixo Gerson (ambos ex-Londrina) e o ala Danilinho (ex-Francisco Beltrão). Quem está de saída é o ala Rodrigo Batatinha. Entre idas e vindas em campos e quadras, o atleta defenderá o CRB de Alagoas em 2010.


Campo Mourão - A maior novidade, por enquanto, é a renovação da parceria com a empresa Coamo, além da volta para casa – em 2010 o time volta a jogar no ginásio do Lar Paraná, que passará por reformas para se adequar as normas da FPF. No momento não qualquer informação oficial sobre contratação ou dispensas.

Rio Branco - Outro sobre o qual não há informações até o momento. Em sua estréia na Série Ouro ano passado, o time chegou à segunda fase.Inicialmente, assim como Francisco Beltrão, a equipe confirmou presença no campeonato e deve participar do arbitral.


Pato Branco - Também começa o ano com muitas incertezas. Não apareceu ninguém disposta a assumir o comando do clube e a prefeitura retirou o apoio que dava ao time – segundo informações, a administração pública contribuía mensalmente com 10 mil reais. Definidas, por enquanto, estão às saídas do fixo Giba, dos alas Rato e Marcelo. Chegam quatro jogadores oriundos do São Miguel do Oeste/SC: os alas Pizetta, Dé, o fixo Índio e o goleiro Maizena.

Paranavaí - Outro time sobre o qual há pouquíssimas informações – para não dizer nenhuma. Mas no caso de Paranavaí pelo menos não existem, até agora, especulações dando conta de uma possível desistência. Ano passado, por pouco a equipe não foi rebaixada.


Palotina - Também tem problemas. O campeão da Série Prata de 2009 ainda não anunciou se participa da Série Ouro, embora também tenha realizado a inscrição junto a FPF. Especula-se que o técnico Cristiano Cidrão possa deixar a equipe rumo ao futsal da Tailândia.


Marreco (Francisco Beltrão) - Muitas especulações envolvem a equipe até agora. Entre as informações confirmadas oficialmente estão a chegada do goleiro Cássio (ex-Paranaguá), além dos alas Fio, Emerson (ambos ex-Guarapuava) e do técnico Nelsinho Bayer (ex-Tubarão/SC). O ala Alex Maranhão segue na equipe. Entre as possíveis contratações estão o fixo Serrão, que não renovou com Cascavel, e o pivô Erecson, que estava no futsal gaúcho.

Fonte: redesuldenoticias.com.br

Nenhum comentário: